Toki wo kakeru shoujo [review]

Makoto, que está atualmente no terceiro ano do ensino médio, é desajeitada e sempre azarada. Ela tem dois amigos que treinam juntos baseball, o Chiaki e o Kousuke. Após um dia normal ela escuta um barulho no laboratório e acaba caindo. Nisso ela acidentalmente volta ao tempo.

O anime é inspirado num filme de 1983, que era baseado numa novel. Nessa versão atual, o diretor é o Mamoru Hosoda (Digimon adventure, Summer Wars). O diretor ainda está crescendo mas ainda poderemos esperar por mais filmes de qualidade.

O roteiro é baseado no filme de  1983. Algumas cenas inclusive, são parecidas até de mais com o filme, mas isso é só na animação e no começo. No filme atual a obra ficou com mais profundidade, e a estória ficou mais voltada nas conseqüências das mudanças, enquanto o original era mais voltado para a relação dos três amigos. O atual tem mais comédia e o original é mais dramático. O filme original tem alguns pontos bons, digamos que ela pegou um tema legal. No entanto, na hora de gravar, o tema não foi focado, e fez com que a estória seja apenas um drama com uma teoria.

A animação é boa, e aqueles que gostaram de Summer Wars também irão gostar. As cenas são bem feitas e legais. O character design não é o melhor, mas consegue ser convincente para a obra.

O áudio é bom, com uma boa música de fundo e música tema. Assim como em Summer Wars, os seiyuus dos personagens principais não são experientes. No caso, eles são atores, e não participaram de nenhuma outra dublagem além dessa.

O filme é indicado para todos que gostam de uma boa estória de ficção científica, teoriaa, temas de mudança do tempo, comédia, etc. Mas para aqueles que não gostam de filmes sem um fim concreto, eu não indico.

[spoiler] Daqui em diante temos SPOILERS, CASO JÁ TENHA VISTO a obra ou não ligue para spoilers, CONTINUE.

CASO NÃO TENHA VISTO e queira ver a obra da melhor forma, NÃO LEIA e vá direto para os links no final.

O anime fez com que a personagem precisasse pular e aparecer rolando, fazendo com que a obra ficasse mais cômica. No caso do original ela simplesmente acordava, e só uma vez ela pula.

No anime é mostrado várias possibilidade para um mesmo momento, mas no original, ela mal usa o poder.

E a mais gritante diferença, é o motivo pela qual a pessoa  do futuro veio para essa época. No original era por que no futuro não haviam mais plantas para serem estudadas na medicina, e ele voltou para que pudessem ter contato com as plantas e desenvolvessem remédios. Isso é um motivo convincente, e para a época, seria normal pensar uma coisa dessas. Já no anime, é diferente. O Chiaki vai para o presente para poder ver uma pintura, que no fim não ficou muito claro a importância disso. Onde a Dra parece ter alguma forma de salvação para uma terra em destruição, no anime também dá pra pensar que tem um futuro apocalíptico, por isso o motivo não agradou muito. Se explicassem a importância do quadro, até daria para entender, mas como não explica, o motivo fica tosco.

O anime inclui os limites de mudança no tempo. Isso foi importante para que pudesse ter um controle de tempo. Quando o Chiaki voltou ao futuro, a Makoto poderia ir ao futuro, o que não é tão interessante, então esse limite foi bom, e também fez com que tivesse um problema a ser resolvido pela personagem.

No fim acredito que poderia ser bom caso mostrasse, depois dos créditos, a makoto no futuro trabalhando e aparecesse o Chiaki, mas apenas como um vult, apenas acrescentaria10 segundos e o fim deixaria de ser sem uma certeza e passava a ser uma obra em que o fim é simples, muitos filmes utilizam isso, e não dá tanto trabalho, com o fim real fica uma dúvida se ela vai encontrar ou não e como ela iria encontrar, mas a verdade é que isso é mais um detalhe do que uma parte essencial, tanto que seria bom após os créditos, e a técnica utilizada já era desejado que  fosse um fim em que quem assistisse imaginasse esse futuro.

link para download:

link para o download do filme legendado em português.

link para ver o filme online com legenda em ingles.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Toki wo kakeru shoujo [review]

  1. Assisti a esse filme recentemente e amei! A personagem é ótima e tem um suspense bem legal pra saber de quem é o dispositivo que faz com que ela posssa viajar no tempo. Sem falar do romance! Adorei o filme e a resenha!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s