Baka to Test to Shoukanjuu [review]

Baka to test to Shoukanjuu é um anime inspirado na light novel de Kenji Inoue, publicada pela Enterbrain, sendo o anime produzido pelo estúdio Silver link e com direção de Oonuma Shin.

O anime tem como estrutura uma mistura de vários clichês que todos já viram em algum shounen. Quem nunca viu monstros bonitinhos lutando no lugar do dono, todos classificados com pontos de força, formando grupos de acordo com os pontos e aumentando eles com algum desafio?

Vendo dessa forma, a trama tem um foco bem simples, se não for dizer nenhum, mas o foco do anime está longe de estar aqui, já que é uma comédia non sense.


Como muitas comédias com elementos de moe atual, o anime não tem um enredo rico, mas tem como foco os personagens em situações absurdas. A comédia é feita com piadas com yaoi e yuri, situações absurdas e referencias a outras séries.

Os personagens são bem simples, a maioria são personagens clichês de moe. Temos um protagonista retardado, mas esforçado; um amigo tão retardado quanto ele, mas confiavel; outro retardado que só pensa em garotas, mas nunca pega uma; uma tsundere de rabo de cavalo;e uma moe peituda, boa em tudo, mas um tanto lenta. Dentro disso, o único que é mais diferente é o Hideyoshi, que fala com uma linguagem antiga e parece uma menina.

As piadas de referencia são apenas situações mais normais e bem leves, alguns podem nem perceber, mas os mais claros são as dos sistemas do evangelion e as falas mais lembradas dele, e o famoso “gogogo” de Hokutou no Ken.

As piadinhas estão em todo lado. A cada momento tem uma parte cômica no fundo, nada tão engraçada, mas depois de ver um pouco de cada é inevitavel que acabe dando uma risada em algum momento.

Os 13 episódios são na maioria focados em um assunto só, ou uma missão maior, com alguns episódios de slice of life colocados no meio. O foco é extremamente simples e lógico, fazendo com que os 13 episódios pareçam ter passados de forma muito rápida, já que tudo poderia ter sido resumido em alguns episódios.

O fim de tudo é um tanto estressante pela tosquice da situação. Apesar de ser um anime de comédia, o fim é muito tosco para ser considerado, estragando boa parte da situação. A boa notícia é que ainda tem a segunda temporada, que ainda pode salvar alguma coisa.

O anime é bem leve nas cores, bem claras, o que pode incomodar alguns. Com sombras com cores claras e cheia de bolhinhas, trocas de cenas para ficar comica, e o efeito “desenho a lápis” de EF: A Tale of a Melodies continua aqui, mas utilizada de uma forma muito mais tosca do que em EF.

A direção de Oonuma Shin faz com que o anime não seja tão ruim, com um estilo visual que faz com que as pessoas percam um bom tempo para ver as imagens e esquecer a simplicidade de tudo, mas nada que consiga salvar a obra em si. O diretor aqui não trabalhou quanto em EF, fazendo com que essa obra seja fraca pela capacidade do diretor. Não sei se foi a falta do seu mestre Akiyuki Shinbo, mas com certeza nesse anime a capacidade dele não conseguiu ser mostrada.

As músicas de fundo são bem simples, na verdade sem nenhuma característica importante e ficando mais próximo de músicas genéricas de anime, sendo facilmente ignorado. A opening tem uma qualidade boa, a música é superior e tem uma animação bem ao estilo do diretor, fazendo com que seja interessante. O primeiro ending “Baka go Home” é memorável e bem divertido, o segundo é bem divertido, mais focado para os fãs das personagens femininas.

Os seiyuus tem qualidade boa, a maioria são conhecidos entre os fãs, fazendo com que os personagens melhorem na qualidade, mas nada tão impressionante assim.

Resumindo Tudo: O anime é fraco em comparação ao alarde que ele faz entre os fãs, um tanto decepcionante. Mas caso você seja uma pessoa que não liga para a estória e só se preocupa mesmo com os personagens moe, esse anime é indicado, mas caso não esteja dentro desse grupo, não recomendo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Baka to Test to Shoukanjuu [review]

  1. baka test é foda \o/
    os OVAs e a segunda temporada são os melhores, entao nao desista na primeira temporada hein
    e na segunda temporada vai ter um ep que voce nem via acrediar que é desse memso anime, mas nao vou contar spoiler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s