Steins;Gate [review] by Eiti

O anime que comentarei agora é clamado por alguns como possível melhor do ano. Uma estória divertida misturado com alguns fatos reais. Este é Steins;Gate.

Steins;Gate é um anime inspirado numa visual novel produzida pela 5pb. e a Nitroplus. Rendendo um anime de 24 episódios. Produzida pela White Fox (Katanagatari). Direção de Hiroshi Hamasaki e Takuya Sato (Seitokai no Ichizon).

O anime fala sobre o Rintaro Okabe, um cientista que tem um “laboratório” chamado Mirai gadget e faz várias bugigangas. Até que um dia ele vai para uma conferencia científica sobre viagem no tempo e encontra a Makise Kurisu morta. Então ele manda um e-mail para o passado sem querer e assim começa o seu estudo sobre viagem no tempo.

Muitos devem ter ficado com medo deste anime por causa do Chaos;Head, dos mesmos criadores da visual novel e tem um ; no meio. Felizmente as duas produções não tem nenhuma ligação e Steins;Gate não é uma catástrofe.

A estória começa simples e inocente, na verdade até enrolando um pouco. Os primeiros 8 episódios tem apenas um objetivo, a de fazer uma máquina do tempo. Mas logo o anime começa a mostrar a sua verdadeira cara e começa a se tornar cruel até que no episódio 12 temos um fim chocante. Depois disso o anime fica com um ar muito pesado, mas mesmo assim mantendo a comédia que ele tinha desde o início. Tal vez isso seja o motivo de Steins;Gate ter tanta aprovação, ele consegue ser muito pesado e leve ao mesmo tempo.

Antes de ver o anime é indicado dar uma olhada nas teorias do John Titor, o viajante do tempo. Para os que já viram, ele “existiu” de verdade e é um dos grandes mistérios da internet. Steins;Gate tem uma ligação muito forte com John Titor, então é recomendável que dê uma olhada antes.

Mas o anime tem um problema na estória. Ele é muito forçado. Ele tem como base a teoria dos universos paralelos e o efeito borboleta. O anime força muito para a imaginação do efeito borboleta e muito as chances dos universos paralelos, então tem muitos momentos que para quem gosta de sci-fi pode soar forçado de mais e fora da teoria.

Os personagens são o melhor ponto do anime. Todos tem uma profundidade boa, principalmente o Okabe (apesar de alguns personagens forçados). Por exemplo, a relação entre o Okabe e a Makise é muito natural e as conversas deles são tão naturais que parecem até uma conversa de qual quer bons amigos que você vê por aí.

O visual do anime é muito rico, mas ao mesmo tempo tem apenas cores sóbrias. Como o anime passa em Akihabara, é natural que se espere aquelas cores cheias de vidas, mas mesmo essas partes são pintadas com cores mais escuras, fazendo com que o visual do anime fique pesado.

Sinceramente, eu não gostei do character design utilizado no anime. Gosto muito dos desenhos do Huke (designer original). Mas no anime, temos momento que o desenho fica feio, não é uma deformação de animação, mas o desenho é apenas fraco e sem graça. Para os que gostaram do design do anime, dê uma olhada nas imagens originais.

Resumindo Tudo: Steins;Gate é um bom anime, mas não chega a ser o melhor do ano, como estória é boa, mas tem muito detalhe que para quem gosta de sci-fi não tem como engolir. Mas é interessante e vale a pena dar uma olhada.

[Spoilers] Daqui para baixo, conterá spoilers. Por isso tome cuidado.

Faz um bom tempo que eu não escrevo essa seção, mas esse me deu vontade de escrever os com spoilers.

A estória é dividida em 3 grandes partes. Do primeiro episódio até o 12, somos introduzido no universo e vemos como as personagens são. Tudo muito inocente, mas com algumas mostras de que o anime não será tão feliz a série inteira, para os que já viram tudo, pode ser interessante dar uma olhada em uns pedaços dessa parte. Para ver como a sua opinião vai mudar vendo agora que sabe o fim. Tudo parece muito mais falso agora.

A segunda parte que vai do fim do 12 até o 22. Mostra o Kyouma tentando voltar para a linha Beta em que a Mayuri não morre. Aqui começa a fica um pouco forçado. Apesar de que para a estória funcione bem, teoricamente não funciona. Já que apenas algumas somatórias de ações deveria dar nesse resultado pelo efeito borboleta. Então aqui fica claro que na verdade estamos mexendo com um conceito de destino, mas com outro nome.

A terceira parte vai do 23 ao 24. Quando o Kyouma já descobre o que deve ser feito e chega finalmente ao final feliz que todos esperavam. Muito bom, vemos como o Okabe ama a Kurisu. Eu pensei que o fim tinha um paradoxo e seria sem noção, mas pensando de novo, isso poderia ser resolvido sem problemas. No caso é só o Okabe não esquecer de mandar a Suzuha, na verdade ainda não engoli totalmente, mas não to a fim de discutir muito mais sobre isso.

Falando em personagens forçados. O episódio mais estranho foi a concentrada na Ruka, aquilo foi muito exagerado e forçado. Tal vez pelo fato dela ser dublada pela Yuu Kobayashi que fez a Mariya de Maria Holic, a voz dela fez com que a situação ficasse mais cômico do que sério. Em fim, não tem como engolir direito aquele episódio.

Na série teve dois momentos marcantes, a primeira é quando mostra a Moeka no episódio 19, isolada no quarto dela e fica louca quando o Okabe rouba o celular dela. O estado mental dela é transmitida de forma muito assustadora. O segundo momento mais marcante é no episódio 20 e mostra o Yuugo Tennouji (o Mr. Braun) matando a Moeka e cometendo suicídio ao mesmo tempo que mostra a filha esperando o pai para tomar o café da manhã, este tal vez seja um dos momentos mais fortes.

O anime tem algumas referencia a outras séries. Por exemplo, a Shining Finger veio do G Gundam (o seiyuu do daru berra esse negócio no anime), tem uma frase do The Matrix aqui e uma referencia a o Toki wo kakeru Shoujo.

E é isso pessoal. El Psy Congroo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Steins;Gate [review] by Eiti

  1. eu ainda acho q o pseudo efeito borboleta é causado pelo campo gravitacional formado pelas linhas principais q existem para evitar um paradoxo temporal =3 em fim isso so é uma intepretação minha xD
    mas eu gostei bastante do anime =p não é o melhor do ano,mas certamente é uma das supresas deste =p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s