Guilty Crown [preview] by Eiti

A noitaminA era conhecida por ser um bloco de animes pouco comerciais e chegava a dar um ar mais amador, feito basicamente de ideias e testes de animações. Mas depois do fracasso do fractale o peso dos custos ficou muito alto e a noitaminA mudou seu foco para o comercial, marcado por Ano Hana. Agora vem o anime mais comercial da noitaminA, Guilty Crown.
Antes de tudo, gostaria de dizer que esta nova leva de animes comerciais da noitaminA não é o fim de tudo. Acredito que este seja apenas algo momentâneo para que novas pessoas comecem a prestar atenção ao bloco e depois o bloco deve voltar ao seu estilo anterior. Claro que isso é apenas uma suposição e temos o risco de perder a fonte de animes diferentes.
Apesar de ter agora dois animes de sci-fi na noitaminA na mesma temporada. É fácil perceber que o un-go se foca mais nos personagens do que no enredo. Tá certo que eu to falando isso por que se un-go não se focar nisso, ele vai perder para Guilty Crown. Não acho que este fato marque muito o estilo da noitaminA. Mas un-go tem mais cara da noitaminA do que Guilty Crown. Un-Go tem um estilo de desenho diferente do normal e o visual no geral cria a ideia de ser algo mais incomum.
Guilty Crown é um anime muito comercial pelo fato do elenco ser extremamente pop. O character design foi feito pelo redjuice e as músicas pelo ryo, ambos da banda supercell. Este grupo atualmente é muito conhecida e o nome deles pesam muito na produção. A vantagem destes ainda é que eles começaram como um grupo que divulgava as músicas de graça na internet, então ainda temos um espírito de liberdade.
A base da estória também está mais comum. Para começar é um anime com mais ação do que outros, com mechas destruindo tudo, militar matando meia dúzia de japonês e o protagonista principal pegando armas gigantes e destruindo tudo que é mandado.
Se pensar em toda a estória do anime. Os mais animados eram higashi no eden, mas este tinha muitos momentos de reflexões que ameniza a ação, e [C], este deve ser esquecido logo pela maioria. Então Guilty Crown mostra toda uma mudança na noitaminA neste quesito.
A estória também tem um toque militar nacionalista sobre um Japão perdendo sua dignidade como nação e sendo tratado como um país de segunda. A estória lembra muito a Code Geass, mas é mais fácil ver um japonês se identificando com o Ouma do que com o Lelouch. O Lelouch representa o que os japoneses querem ser, um ser que pode mostrar a sua arrogância sem ter problema e a representação de poder e coragem para ir contra o mundo.
Já Ouma representa o que os japoneses acham que eles são. O Ouma é um personagem covarde, tem medo de fazer o que pensa e faz de conta que não vê o que está acontecendo em sua frente. Os japoneses atualmente sentem este medo de ser dominado novamente por uma outra nação, depender deles para tudo. Ao mesmo tempo, eles sabem que o que ele vê não é um paraíso. O maior exemplo é o que aconteceu com as usinas nucleares. A política japonesa é dominado pelas empresas de grande porte desde antes da segunda guerra mundial, mas todos fazem de conta que não estão vendo por que foi isso que reergueu o país.
Por isso que a estória é feita para que os japoneses gostem dela ou que pelo menos se identifiquem. O medo da nação voltar ao estado da pós-guerra e o fato de mostrar um personagem com características que eles se veem cria uma identificação.
Resumindo Tudo: Indico Guilty Crown por ter uma bela animação e que deve animar pessoas que não são parte do nicho de pessoas que gostem de animações diferentes. Este pode ser a porta de entrada para muitos para a noitaminA. Ao mesmo tempo, indico para os fãs da antiga noitaminA para que esqueçam que o anime é da noitaminA, por que com este preceito, o anime deve se tornar algo ruim, mesmo que prove o contrário.
Comentário de um fã de Code Geass: Eu gosto de estórias com este tipo de base e me anima, mas não acredito que Guilty Crown consiga ter um fim tão bom quanto Code Geass. Espero que eu esteja errado, mas acredito que Guilty Crown deve se tornar apenas um Code Geass bem mais pop do que o original. Da mesma forma que Code Geass parece um Gundam pop.

15 pensamentos sobre “Guilty Crown [preview] by Eiti

    • poo esta que é a preview hsuashuas. é faltou falar do anime em si. É que estas coisas que foi as primeiras coisas que veio na cabeça quando comecei a assisti, hihihi. E se pensar bem falar sobre a representação dele na vida real é algo importante para um preview, se bem que não tão grande …

  1. Eu tenho um gosto popular então para mim não faz muita diferença essa mudança, o que realmente pode chegar a preocupar é você perde a fonte de conteúdo diversificado que seriam os animes josei e seinen que por não possuírem adaptações animadas com muita frequência faziam o diferencial do horário, mas convenhamos esses “gêneros” não são o que realmente rende e que movem o mercado, se colocarmos um josei e um shonen na banca é óbivio qual venderia mais e ainda se houvesse mais josei e seinen nas bancas esse material acabaria perdendo seu atrativo por isso acho coerente ficar uma temporada sem algo do tipo para valorizar um pouco.

    • Claro que se tiver muito de um certo tipo, ele vai ficar muito saturado. O atrativo do josei e seinen não é ser diferente e sim ter um público diferente, então não seria uma perda de atrativo. No mercado também tem varios josei e seinen a ser animado, então não seria uma falta de estória. E nem tem tanto do tipo sendo animado, se você for ver esta temporada, temos 1 josei para umas 30 séries. O problema é o fato de um bloco especializado n mercado de nicho ter ido para um popular.

    • Eiti, para mim publico diferente é igual a conteúdo diferente, como eu coloquei ou como você da no mesmo, porque um mesmo conteúdo não chama um publico diferente.

      Como disseram no post acima se não me engano, GC foi para chama a atenção de um novo publico, porque acima de tudo animes e mangás são um negocio e mesclando o conteúdo do horário você chamando a atenção de um nicho diferente do usual, com isso surge a possibilidade de um publico migrar para o outro e assim torna o mercado de um mais forte, agora não pode haver uma pareceria mais tem seu motivo. Você mesmo disse há poucas animações desse tipo mas elas pertence a um publico que se pode considera pequeno se você for pela lei da oferta e demanda, se tornando necessário a iniciativa de mudar um pouco e tentar algo diferente buscando chamar a atenção. Como disse não acho que eles serão extintos do noitaminA, mas que serão abordado de forma diferente agora visando equilibra as coisas.

      • Calma, agora to em dúvida. Castro9 = Rozeex?
        Também acho que a noitaminA não vai parar com este tipo de animação, mas o que me dá medo é o fato do próximo anime ser black rock shooter e como os últimos também não tão sendo, estou começando a sentir falta de anime diferente na noitaminA. Pelo menos o un-go me dá esperanças.

      • Não, foi a velha mania de digitar e ir direto no botão para publica sendo que tem outra pessoa que usa o PC.

        Eu pensei em falar de Black Rock Shooter que pelo que sei não é do padrão ou antigo padrão do noitaminA, mas sim algo totalmente Pop no Japão e isso acaba com a idéia de mesclar conteúdo para valorizar o que tem e chamar novos espectadores e clientes.

  2. Como um Mega-Ultra-Viciado Fãn de Code Geass a ponto de saber que Geass é uma referencia a mitologia irlandesa,Suzaku ser um nome de um anima no Taoismo,Lloyd ser algo do dialeto Galego e entre outras coisas bizarras que ninguem repara….Eu Sinceramente Acho GC uma procaria.Ainda sim eu to vendo isso xD.Sei la como alguem que adora animes militares como Senjou no Valkyria e Code Geass pelo fato de eu gostar de ler sobre guerras(tanto que ja li Sun Tzu e tenho um livro chamado Enciclopédia das guerras), eu me sinto incomodado do geito que eles tratam as batalhas e as preparações para elas.Sem contar o excesso de cliche e a tentativa de fazer algo parecido com CG que me enoja.O fato do poder do cara se chamar poder do rei,o final da primeira temp que foi a coisa mais tosca que eu ja vi,me lembrando shounens padrões me fazem ficar com mais raiva.

    • Atualmente o que mais me irrito nele foi o último episódio da primeira parte, ou primeira da segunda temporada. Aquilo parecia uma cópia de evangelion, tinha água vermelha, uma base branca, um adão, um cara barbado lolicon que quer fazer merda, uma menina cópia da “origem”. Ainda mudaram o poder do protagonista no fim e teve uma morte inútil! Eu ainda imagino por que o protagonista não poderia ter girado e atirado em outro lugar.

  3. A vale a pena ressaltar que tbm ja tiveram animes com maior apelo ao público como Nodame Cantabile.Gosto muuuito desse anime particularmente.Apesar de ser um público diferente do que ve GC e vai ver black rock shoter xD.

Deixe um comentário

