Saikou no Jinsei no Owarikata ~Ending Planner~ [dorama] [preview]

Agora está começando a temporada de inverno, assim começa vários animes e … doramas! Nós sempre escrevemos os previews dos animes, mas nunca de doramas, então pela primeira vez escreverei um preview sobre doramas e ainda vai ser o primeiro preview da temporada!
Acho que neste blog deveríamos falar mais sobre doramas como eu pretendia no começo, mas dorama é meio enrolado. Pra começar aqui no blog só tem dois homens escrevendo e homem vendo dorama só é normal dentro das colônias asiáticas, fora dela é mal visto. Mas ignorando isso, tentarei falar mais sobre doramas também (Eu to contando com o Euller para isso também).


Nesta temporada não tinha nenhum que me deixasse muito curioso além deste dorama que o próprio nome já ti deixa intrigado. Quem começa a ver este dorama logo deve se lembrar do filme Okuribito (A partida, muitos devem ter ouvido falar por que ele ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro). A temática é a mesma, os dois falam sobre os que trabalham nos serviços funerários que praticamente são excluídos de todos.
Uma grande diferença que existe entre as duas obras é que este dorama tem a liberdade de discutir mais coisas, não só a aceitação desta profissão pelo grande tempo que os doramas tem em relação aos filmes. Mas quem for ver este dorama, indico ver o Okuribito, já que no filme eles focam bastante no que é feito no emprego, o que deve esclarecer muito na hora de ver o dorama (aparentemente eles não vão se aprofundar muito).
Como este dorama é voltada para um público mais jovem. Eles não vão ficar apenas nas cerimônias fazendo as coisas que precisam, mas a maior parte da obra fica na descoberta do motivo da morte e aqui vem uma dupla que deve equilibrar muito esta obra, o sougiya e uma detetive da polícia. Enquanto um faz a função de acalmar aqueles que estão vivos e finalizar a vida da pessoa falecida, a outra vai abrir o túmulo para descobrir o motivo da morte. Isso faz com que a obra tenha um momento de drama e de policial que consegue equilibrar muito bem a calma da tradição e a rapidez da modernidade.
Um outro ponto que o dorama discuti no primeiro episódio é a aceitação dos filhos sobre o emprego do pai e qual a profissão que o filho deve tomar. Esta discussão já é bem atrasada no Japão, já que isso era uma coisa mais comum antes da industrialização, mas ainda acontece isso e é um tema muito interessante.
A execução é bem feita e me deixou muito interessado em relação aos personagens neste primeiro episódio. A atuação foi melhor do que eu esperava. O Yamashita (mais conhecido como Yamappi) faz uma boa atuação nesta obra (ainda acho ele cantando é uma … mas atuando ele é bom), mas o que me deixou com grande dúvida era em relação a Maeda Atsuko (membro da AKB48). Nunca gostei dela cantando, atuando então pensei que odiaria, mas uma grande surpresa minha foi que ela conseguiu atuar uma personagem difícil sem problemas (para não falar que não teve erros, tem vez que ela não mancava como deveria).
Tal vez o grande problema do dorama seja a música tema. Como ela é ruim! uma música qual quer de boy band que não se encaixa muito bem com o resto. Pelo menos ele toma quase nada.
Resumindo Tudo: Este dorama teve um ótimo primeiro episódio e deve manter sua qualidade para frente. Quem gosta de um drama, policial, um pouco de romance e mais uma pitada de comédia deve sair satisfeito. Só que quem não gosta tanto de drama deve chorar bastante, mas vale a pena enfrentar isso.

9 pensamentos sobre “Saikou no Jinsei no Owarikata ~Ending Planner~ [dorama] [preview]

  1. Nunca assisti um dorama na vida!!! Já ouvi falar aqui e ali, por incrivel que parece (já que vc diz que homens não constumam assisti no Ocidente) meu irmão já assistiu e eu nem… nem… Se vcs continuarem a falar sobre quem sabe eu encontre um que me interesse! Não curto muito drama nem suspense policial, nem romance de Conan Doyle, então esse é possivel que eu não veja… Mas aguardo mais posts sobre!!!

  2. Pandora eu adoro um dorama, mas como já disse lá no blog eu tenho sérios problemas com doramas japoneses, prefiro os coreanos. No entanto, gostei do enredo desse, é bem diferente. Entrou na minha lista!

    Bjs

    • Ainda não assisti muito k-drama para saber muito, mas vendo da lista de review que você fez. Dá pra notar que as produções são bem mais caras que a única j-drama que tem lá (o shichihenge lá é uma produção barata pra caramba). Acho que os melhores j-dramas que tem são as com estória original como este e os inspirado em mangá mais adulto que não tem versão anime, por que os que já tem anime acaba virando apenas um caça-níquel.

Deixe um comentário

