Thermae Romae [Review]

Nesta temporada de noitaminA ocorreu algo bem diferente. Tivemos 3 séries numa temporada. Isso ocorreu por que teve Guilty Crown, Thermae Romae com 3 episódios e Black Rock Shooter com 8 episódio. Neste review irei falar sobre o primeiro anime a acabar que é Thermae Romae.

Este anime parece ter sido feito as pressas e deve ter passado batido pela maioria. Não tem como não pensar que o anime foi feito com paint, realmente conseguimos fazer algo parecido sem usar uma e o fato de ter sido definido o lançamento tão em cima da hora trás dúvidas.

O fato é que ele é inspirado num mangá que ganhou um dos grandes prêmios dos mangás, o Tezaku sho. O anime deve ter sido feito pra promover o filme live-action que estreará neste ano.

A estória é simples, estamos em Roma, uma sociedade que tinha a cultura do banho, então um arquiteto romano acaba fazendo viagens pelo Japão (o meio de transporte é afogamento) e conheci uma outra cultura que preza muito pelo banho. Com isso ele conhece vários estilos de banho quente (casa, banho público, hotel, etc).

A estória não anima, mas é muito divertido ver uma pessoa sem noção nenhuma do que está acontecendo analisando a “tecnologia do banho” e tentando adaptar o que viu com a tecnologia da época. A grande função dele que é ser engraçado, cumpre muito bem.

O grande problema deste anime é o tema. Não faz sentido para uma pessoa que não conhece a cultura japonesa ver isto, por que o foco é mostrar os detalhes da cultura do banho japonês que seja diferente do resto do mundo. Então não faz sentido alguém que nunca moro no Japão, não foi pra nenhum hotel tradicional ou nem tomo banho em alguma casa japonesa.

O trabalho do anime é porca, como comentei anteriormente. Mas ele não chega a incomodar por causa do tema e pelo objetivo. Consegui ser melhor do que muito anime comercial se tirar a média.

Resumindo Tudo: Este é um anime curtinho (6 episódios de 15 minutos) que não incomoda nem alegra a ninguém. Não recomendo para 98% das pessoas que gostam de anime, já que a maioria não tem nem noção de como é os locais de banho japonês. Mas também pode ser um erro meu impedir que alguém veja. De repente quem não conhece as coisas pode ficar se surpreendendo com tudo como o nosso protagonista romano.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Thermae Romae [Review]

  1. Do jeito que Black Rock Shooter vai, diria que preferiria ver Thermae Romae por uma temporada inteira no lugar dele… Mas é difícil imaginar isso com 11 episódios, então beleza. Achei um anime simpático, dosando bem comédia e informações culturais/educativas, mas talvez seja meu lado indie falando mais alto. Quanto mais desconhecido e estranho, melhor!

    • Não to achando BRS tão ruim assim. Eu acho que conseguiram arrumar alguns erros que tinham no OVA, mas ainda continua bem aquem do esperado. Ele teve alguns momentos de alto, mas tem tantos de queda …
      Vou concordar com você que preferiria thermae romae do que BRS.

    • Thermae Romae não chega a ser tedioso por que os episódiso são curtos (15 minutos) e antes de a estrutura ficar muito repetitivo ele termina, então no fim acaba até ficando com uma ponta de saudade.

  2. Sinceramente por mais que me interesse por tudo que é romano/grego não consegui sentir o minimo de interesse por esse anime. Não chega a ser bizarro mas é uma estrutura um tanto… peculiar. Não vou assistir, a não ser que eu baixe e assista de manha antes de ir pra aula (só pra nao fazer nada).

    • Sinceramente esse negócio tem quase nada de romano. Ele é sobre o japão no ponto de vista de um romano. Única coisa que vai ter de romano aqui é relação homosexual (Acho que deveria ter avisado lá em cima, mas não acontece nada).

      • Acho que o Japão é tão excêntrico que as opniões dos turistas são realmente parecidas não importa o local de onde vem. Agora que diz isso o anime parece cada vez mais uma aula sobre banhos @-@”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s