Another [review] by Euller

Andei sumido por um bom tempinho…hehe, desculpem a ausência

Another foi um anime de 12 episódios produzido pela P.A. Works baseado em uma novel de volume único de mistério e horror.

26 anos atrás um estudante de nome Misaki, ótimo aluno, bom em esportes, popular, querido até mesmo pelos professores, morreu. Mas a sua classe, classe 3 do 9º ano, resolveu fingir que ele estava vivo até a formatura. E dizem que na foto de formatura daquele ano, Misaki apareceu. Essa até seria uma estoria legal, se acabasse por ai…

No começo não existe conexão absolutamente nenhuma com essa maldita lenda e o anime, e não se entende como ela tem algo de assustador, e foi isso que ficou na minha cabeça durante 5 episódios. Em muitos poucos momentos somos separados do protagonista nesse anime, e como ele não sabe de nada nós também ficamos perdidos. Pode ter dado impressão, mas isso não é nada de ruim e agora vocês irão entender o porquê.

Esse anime foi sem duvida uma grande obra de suspense. Ele soube criar grande suspense que pode ser separado em 2 momentos.

No começo temos o protagonista, Sakakibara Kouichi , um estudante transferido para classe 3 do 9º ano. Ele logo percebe um clima estranho na sala, e uma aluna estranha, com a qual ninguém fala chamada Misaki Mei. Ele tenta saber mais sobre essa garota e o clima estranho da sala que parece querer esconder algo dele.

Ele até deixa a desejar um pouco, você pensa que nem é tão assustador, por mais que o clima de um medo, você fica pensando “ cade o horror?”. Quando do nada ao final do episodio 3 temos uma das cenas mais guro de todas, e isso da um grande choque. Principalmente porque você esperava algo sobre natural com essa sinopse e não  guro. Além de nunca mais na sua vida andar na escada com um guarda chuva na mão…

Isso deixa tudo mais confuso ainda, oque tem as mortes haver com a lenda? É impossível adivinhar! E esse é o primeiro grande momento de suspense.

Eu até já deixei escapar umas coisinhas, e eu realmente não leria se fosse você, porque parte da grandeza dessa obra esta no fato de que só ao final 100% de tudo faz sentido. Inclusive é legal ver o comecinho do primeiro episodio depois de ver o ultimo.

Esse primeiro grande momento de suspense vai até o episodio 5. No episodio 6 já se tem o grande mistério do segundo momento, mas a estoria ainda não começa a se desenrolar. Esse episodio é bem leve e agradável, e nele você começa a ver partes boas da Mei, e tira a suspeita dela (embora outra grande suspeita venha à tona). Mas novamente somos surpreendidos tendo o episodio 7 um dos mais agonizantes por conta do guro.

O segundo grande momento de suspense é depois que você ouve o resto da lenda. Pensando que você talvez não tenha ouvido meu aviso não iriei contar a continuação (não que seja difícil ver em um wikia da vida por ai). Bom, o segundo momento começa com a principal pergunta de todo o anime: “quem é o morto?”.

Ele faz você suspeitar dos 2 principais, mas em momento nenhum descarta a possibilidade de não ser eles. E você não vai saber, nem adivinhar até os últimos 10 minutos de anime. E o melhor de tudo é como aos poucos eles vão descartando opções ao longo do episodio e por menos suspeitos que sobrem, você não sabe quem é.
Esses são os 2 maiores momentos,  ele coloca vários outros pequenos elementos misteriosos que quebram sua cabeça. Alguns são tao pequenos que você até esquece, mas no final quando o protagonista junta todas as pistas você fica “como eu não percebi”.

Não chega tudo a ser tão perfeito assim. Tem coisas que você não teria como suspeitar de jeito nenhum. Mas mesmo com isso, ao final o autor não fez nada absurdo, é algo que não se suspeita, mas que se encaixa na estoria. A única coisa que talvez possa incomodar é a conveniência da Mei ter aquele olho, mas a obra acaba fazendo isso não pesar muito.

Uma salvação em meio a clichês! No começo da pra fazer varias teorias sobre a lenda de 26 anos atrás por causa da menina estranha também ser chamada Misaki. Mas não tem como adivinhar oque realmente esta acontecendo. E mesmo depois que se sabe, ele continua muito foda, e não só essa como outras teorias que se é possível fazer ao longo da estoria vão sendo descartadas aos poucos. Pra quem não gosta de clichê esse é o anime certo.

Depois que o primeiro momento de suspense acaba, a Mei vai tendo cada vez mais momentos kawaiis, mas continua dando medo muitas vezes.

A única coisa que deixou difícil assistir foi o guro, não tem outra coisa, apenas o guro deixa difícil para alguns ver essa obra, mas garanto que no final vale a pena. E mesmo depois de todos esses mistérios, mortes, guro, e muita tensão, temos um final feliz. Na verdade pouco antes desse feliz ele é tão tenso que eu diria feliz para os que viveram e esqueceram de tudo.

A animação está ótima. Os traços são bem agradáveis e bem “certinhos”, quem tá aprendendo a desenhar ou desenha a pouco tempo vai gostar, e pode até tirar referencias. E é bom isso, porque se os traços fossem realistas com aquelas cenas…

Não que a musica da OP seja ruim, mas pra esse anime eu esperava algo que desse medo, algo pesado…ainda ouvi que só quem conhece ALI project tem medo, ainda assim…pra mim pareceu que ela quebrava o clima. O ED tem um musica leve que indiscutivelmente quebra o clima de todos os episódios, mas é a intenção de acalmar depois de tudo. Não da muito certo, porque a calmaria só te faz repensar nos momentos antes dela.

Resumindo tudo: é um ótimo anime que eu recomendaria a qualquer um, já que não é sempre que se vê um anime de mistério, ainda mais um com suspense tão bom. Quem não aguenta guro tem que fazer uma forcinha ai pra conseguir…

Anúncios

7 pensamentos sobre “Another [review] by Euller

  1. Olá Euller, quanto tempo?!?!?!? Os vivos sempre aparecem, algumas vezes os mortos também!!! Curti a sua resenha entusiasmadíssima, acho que vai entrar para minha lista, estou vendo um anime um tanto melancólico então talvez um mistério com final feliz seja bom para quebrar o clima!!!!

    Cheros nego…. Ah, deixei um meme para vocês lá na caixa, aviso pq sei que não é o tipo de blog que vcs frequentem, já que de anime o meu blog só tem a cara.

    http://elfpandora.blogspot.com.br/2012/04/adriana-t.html

  2. Euller! Quem é vivo sempre aparece hein? kkkkkkk

    Já li várias resenhas sobre “Another” e eu fico tentando criar coragem pra assistir, eu sou medrosa demais!!!!

    Ah, vc e o Eiti tem facebook?

    Bjs

  3. É realmente, agora sempre repenso em andar de escada com guarda-chuva, ou até a entrar em um elevador. (Eu moro em um apartamento, e se tiver chovendo, tenho que tentar a sorte.)
    Agora que você falou, eu revi as primeiras cenas do anime e facepalm eterna. O quanto de spoiler nós recebemos e não percebemos? Sério, eu sou muito idiota pra não suspeitar daquele ser….

    • ninguem suspeitou, o q nao se pode negar no anime é q ele de um jeito nao absurod e bom fez com q ninguem soub esse o final até ele chegar, ao contrario de muito anime por ai, q as vezes nem se quer dao final

  4. Acabei de ver este anime, e recomendo a todos aqueles que gostam de um bom anime de suspense que vejam. Li muitas criticas a respeito, mas me deparei com um material de excelente qualidade! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s