Sakamichi no Apollon [review] by Eiti

Alguns devem se lembrar que eu estava desesperado em relação ao futuro do bloco noitaminA quando teve a estreia de Guilty Crown com Black Rock Shooter. Por sorte nos últimos tempos o bloco parece estar voltando as raízes e animando séries com um público em procura de Josei e Seinen. Nesta temporada tivemos o anime que provavelmente ficará como o melhor anime do ano.

Sakamichi no Apollon era um anime muito aguardado por causa de seu elenco. O diretor Shinichirou Watanabe é o conhecido diretor de cowboy bebop e a Yoko Kanno tem ótimas composições para animes e o nível deste anime pedia uma qualidade acima da média.

Este anime fala sobre a amizade entre Kaoru, Sentarou e Ritsuko. Kaoru é um jovem que sempre muda de cidade por causa da profissão do pai, então ele acaba se tornando uma pessoa afastada dos de mais por não conseguir estabelecer fortes laços de amizades. Sentarou é um mestiço entre japonês e americano que sofre preconceito por causa de sua mestiçagem e Ritsuko é uma menina meiga, amiga de infância de Sentarou.

Um dos pontos mais interessantes deste anime é seu tempo. Este anime acontece nos anos 60, uma época que o Japão sofre forte influência dos EUA e passa por um momento de instabilidade entre uma população que ainda está muito marcada pela segunda guerra mundial e o governo que tenta reerguer o país a qual quer custo. Este momento do país reflete nas personagens que também são instáveis, muito jovem como o país que estava ainda crescendo, madurando.

O Jazz aqui deixa de ser apenas um conectivo entre as personagens, como em K-ON! (péssima comparação), mas também é bem inserido dentro da estória. O Kaoru no começo da estória é muito formal e afastado, por isso ele tocava apenas música erudita, depois ele conhece o Sentarou que é mais arrojado e livre das regras da mesma forma que o Jazz. Então o Kaoru começa a tocar Jazz e seus modos mostrando melhor seus sentimentos. Então as músicas não são apenas a contextualização da estória, mas refletem diretamente o estilo das duas personagens.

A animação utiliza uma cor levemente pastel na pele com um fundo mais detalhado. O traço das personagens é um tanto diferente do acostumado, isso pode incomodar muita gente no começo. De fato o visual não é o mais vislumbrante de todos, mas é muito eficaz no anime. Sua simplicidade consegue transmitir muito bem os sentimentos das personagens. Em compensação, a animação das cenas em que as personagens estão tocando é muito bom, é perceptível o capricho que os produtores tiveram na hora de animar estas cenas, já que este é um dos pontos principais do anime e não poderiam errar nesse momento.

As músicas deste anime são muito ricos e merecem uma atenção especial enquanto assistimos. Vale a pena de vez enquanto voltar para escutar novamente as músicas que foram utilizados.

Não costumo gostar das músicas da YUKI (ex-judy and mary que fez a abertura Sobakazu de Rurouni Kenshin), não gosto da voz nasal dela. Mas na abertura deste anime funciona muito bem. As cenas que tem um traço diferenciado do anime em si, um tanto mais geométrico, funciona muito bem e traz uma das aberturas mais memoráveis dos últimos tempos. O encerramento também mantêm um traço mais geométrico, mas a animação é mais simples visualmente, tal vez para relaxar os espectadores depois de tantos detalhes do anime.

Resumindo Tudo: Este anime é um ótimo anime sobre os eventos da juventude, romance e principalmente a relação de amizade em sua totalidade, desde o encontro até o momento em que nós nos separamos e depois encontramos novamente. O anime é rico em sua estória, animação e no som, todos que apreciam um bom anime deve assistir a essa série. Aproveitemos esta época de friozinho, pegue um copo de chá, um cobertor, se acomode no seu sofá e aproveite tranquilamente este anime.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Sakamichi no Apollon [review] by Eiti

    • Este anime tem bastante drama sim, as personagens sofrem bastante ao longo da estória. Na verdade acho que fico bem mais empolgado quando tem mais drama hehe. Mas ainda tem bastante momentos felizes na estória e o fim é belo.

  1. Esse anime com certeza é um dos melhores que eu já assisti
    (e olha que eu sou fresca, e gosto mais daqueles com muitas batalhas, sangue e explosões XD)
    O clima é perfeito, o traço é diferente mas me agradou de primeira, a OST é tão linda…
    E a quantidade de drama, meus deuses… Chorei mais nesse anime do que em qualquer outro. Com certeza é um anime que eu super indico (e pras pessoas sensíveis assistam com uma caixinha de lenços do lado ;P)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s