Full Metal Panic & Fumoffu & The Second Raid [review] by Eiti


Full Metal Panc é um anime muito divertido que junta anime militar, mecha, comédia e romance. Apesar de momentos ruins, é um ótimo anime para aqueles que gostam de um bom anime militar com mechas.

Este anime tem 3 temporadas. A primeira feita pela Gonzo, a segunda é o fumoffu, focado apenas na parte cômica feita pela Kyoto Animation e a terceira é o The Second Raid focado na parte militar feita pela Kyoto Animation.

A parte militar é bem divertida com bons momentos de lutas entre mechas e cenas sangrentas e violentas. A primeira temporada não é tão violenta, mas isso está mais ligado a evolução do anime. Um detalhe interessante é que os mechas não explodem tão facilmente como nas produções da Sunrise. No começo é até estranho ver que não explodem, mas logo se acostuma e percebe que isso é o mais lógico. É comum nos animes de mecha as coisas explodirem só com uma facada. Em FMP, os mechas só explodem com ajuda de explosivo, as facadas são feitas diretas no cockpit, então podemos ver vários mechas inteiros, só com o cockpit aberto cheio de sangue do piloto. Consequentemente o fim das lutas parece ser mais violentas e conseguimos ligar melhor com a ideia de que naqueles mechas haviam pessoas que morreram, dando uma maior carga dramática.

Nessas partes militares sempre temos os grandes vilões que lutam contra o protagonista. O primeiro vilão tem mais relação com o protagonista e tem um fim mais divertido, mas o segundo tem características mais divertidas e crueis, mas um fim péssimo.

Falando em fim péssimo. A terceira temporada tem um péssimo fim. Essa temporada tem técnicas audiovisuais e personagens melhor desenvolvido. Tendo uma temporada que vai explicar características até banais das personagens fazendo com que passemos a respeitar mais as personagens, mas o fim é péssimo. Muito clichê e sem graça.

A parte cômica não me agrada tanto. Tal vez o problema é que para mim eles são um tanto repetitivo e estava com mais vontade de assistir as partes militares. Por isso a temporada Fumoffu é totalmente ignorável por mim. Essa temporada não acrescenta nada ao enredo, nem as personagens. Serve apenas para conversas que retomam um certo fato dessa temporada, mas é ignorável.

Esse meu problema com as parte cômicas poderia vir das personagens, mas isso não é verdade. As personagens são um ponto importante para o anime. O protagonista sargento Sagara é um personagem muito divertido, mas bem evoluído na estória desde a primeira temporada. Apesar do Fumoffu banalizar este personagem com as partes cômicas. O sargento é um personagem muito respeitável. Caso esteja com a imagem só do Fumoffu, corra para assistir a primeira temporada para entender o personagem.

A Kaname já é uma personagem que não gostava muito no começa. Ela é muito irritada e de gênio forte, então ela parece ser apenas uma personagem superficial tipo tsundere que fica batendo no protagonista para a alegria dos fãs como a Shana de Shakugan no Shana e similares. No começo eu aceitava, já que o motivo do protagonista aceitar tudo era bem claro (proteger a Kaname a qual quer custo por causa da missão) diferentemente dos similares de Shana (para mim o protagonistas dessas séries são apenas masoquistas). Mas logo percebo que a química entre os dois personagens é muito bom e isso já justificaria a Kaname. Mas na terceira temporada ela deixa de ser apenas o objeto a ser protegido para ser ativa e isso surpreende a todos que acreditavam que ela fosse apenas uma princesa a ser protegida. Fazendo com que essa última temporada tenha um desenvolvimento muito melhor.

Há ainda vários personagens secundários carismáticos, mas pouco desenvolvidos. Seria bom se na light novel tivessem essa evolução desejada de outros personagens.

As músicas de fundo não é tão relevante nas duas primeiras temporadas, mas podemos perceber que na terceira temporada a qualidade sobe bastante. A dublagem do Sagara é bom desde o começo e permanece bem linear, mas a da Kaname começa com uma voz que não me agrada muito, mas a voz dela ficou melhor depois de um tempo.

Resumindo Tudo: O anime é muito bom para os fãs de anime militar e mechas, mas caso não curta muito a parte cômica, é preferível que pule a temporada Fumoffu. Caso conheça só a temporada Fumoffu, é bom assistir as outras temporadas onde existe o desenvolvimento das personagens. O romance deste anime é feito e é bom para o lado feminino (digo Kaname e Teletha), principalmente na terceira temporada, mas o lado do Sagara só acontece na terceira temporada, no resto ele segue a rigor o cliché de tapado. Os fãs da KyoAni também devem ver este anime para mostrar que este estúdio sabe fazer animes não moe.

9 pensamentos sobre “Full Metal Panic & Fumoffu & The Second Raid [review] by Eiti

  1. Eu desisti desse anime na metade da primeira temporada! O protagonista é idiota demais e logo vi um triângulo amoroso que provavelmente se arrastaria pelas outras temporadas. Além disso, acho a Shana melhor que a Kaname que mais me parece uma garotinha chata e mimada.

    De qualquer forma, não sabia que tinha uma terceira temporada, pensava que terminava na segunda!

    • Como falei eu não gostava da Kaname no começo e só ti conquista no fim. O triângulo amoroso é resolvido em partes na terceira temporada, já que fica bem definido o par. E se parou na metade da primeira temporada, então você não pegou uma das melhores partes em relação a parte militar! Bom, este anime é bem melhor pela parte militar do que no resto.

  2. Eiti,não li tudo para não levar spoiler na cara \o/
    Bom,mas dei uma olhada no começo. E cara,Gonzo faz boas produções [em minha opinião]. A KyoAni está para o humor mesmo.
    Fora isso, esse era um daqueles animês que sempre quis conferir,mas um ou outro motivo (o primeiro sendo a falta de uma internet que prestasse,porque esse é um título antigo) acabava esquecendo de baixar =/

    • Eu acho que a qualidade da GONZO varia muito, mas tem bons animes. Eu lembro que quando fui baixar full metal panic, o único torrent vivo que encontrei tava muito fraco, então demorei uns 10 dias para baixar as 3 temporadas kkkk.

  3. Eu li o começo do título e jurei que você ia fazer um fãn-post sobre Full Metal Alchemist (talvez você nem curta Full Metal Alchemist, mas mesmo assim…), anyway, isso me lembrou que eu tenho uns volumes alheios do mangá de Full Metal Panic! escondidos aqui em casa (meu irmão-malvado colocou eles na parte de cima do armário só pra eu não ficar lendo >3>).
    Fora os volumes que eu li (1 a 4 e depois 8) eu não tenho ideia do que acontece na estória, até porque tenho uma preguiça de começar a assistir o anime. E mais um anime que talvez eu assista se não tiver mesmo nada para fazer – apesar de ter adorado o mangá, não sou a maior fãn de mechas, então..

    • Eu não tenho nada contra FMA, mas nem li e a preguiça é muito grande. Este anime também é muito grande, mas aproveitei as férias para assistir. E olha só, ficam ti escondendo o mangá kkkk. Aqui tenho um armário onde deixo os mangás, então todos tem acesso (bom, só eu e minha irmã usa).

Deixe um comentário

