Nodame Cantabile (toda a série) [review] by Eiti

Comecei assistindo Nodame Cantabile por fuga. Não queria continuar a assistir um anime chato, mas ao mesmo tempo não estava inspirado em estudar (nem tinha muita coisa, já que tava de greve na escola). Mas essa fuga foi tão boa, que acabei me envolvendo e fui engolindo os episódios como se não houvesse o amanhã! Aqui vou fazer em um post só e comentar rapidamente sobre a primeira temporada, paris-hen, finale e o opera-hen (este último só tem no mangá).

A estória é um slice of life com comédia, música e romance. Essa mistura é muito agradável, damos altas gargalhadas com a Nodame, os tsukkomi do Chiaki e o vasto repertório de coadjuvante muito bons que poderiam formam sozinhos uma outra série. Mas em outros momentos podemos ficar tocados com a música e o romance.

Falando em música. Não consigo me lembrar de outro anime que a música seja tão bem trabalhada e bem focada. Em vários episódios podemos apreciar 5 a 15 minutos de música. A música é um elemento muito importante para apreciar Nodame. A estória é muito frenética e acaba cansando, mas essas cenas só de música acaba relaxando o espectador, isso faz cansar menos e dá a sensação de que o episódio é mais curto. Isso passa a ser o trunfo desta primeira temporada. O único problema desta parte é que as cenas de CG utilizada é muito inconstante em relação a sua utilidade. Em certas cenas o CG ajuda a ter movimentos mais preciso, mas em outros ele passa a ser algo horrível, principalmente na cena que mostra o Chiaki e a Nodame tocando piano de cima.

Pena que indo para as outras duas temporadas seguintes temos um reset de personagens coadjuvantes e os novos não são tão divertidos quanto o dos primeiros, então o paris-hen acaba sendo classificado como o mais fraco das três temporadas. Ela não é ruim, mas o impacto do desaparecimento da parte cômica não consegue ser superada, o foco passa a ser as frustrações do Chiaki como profissional e o novo universo da Nodame, aí entra uma aspecto que desaparece depois da primeira temporada. A música passa a se tornar um elemento de segundo plano. Como estámos nos focando mais ainda na questão profissional das personagens, é esperado que a música receba um novo foco nesta parte ou pelo menos que mante-se, o que não ocorre e deixa a estória mais cansativa.

O Finale mantem os mesmos aspectos do Paris-hen, mas temos momentos nunca visto na série. A Nodame passa a se separar completamente do Chiaki e ainda o supera na carreira. A parte romântica passa a evoluir com outro aspecto e é a primeira vez que sentimos que o relacionamento realmente vai acabar. Claro que não vou falar mais nada para não contar a parte mais divertida! A música ganha um pouco mais de respeito do que em paris, mas também não chega ao nível da primeira temporada.

Depois vem o opera-hen que só tem no mangá. Ele é um momento muito curto em que o Chiaki volta ao RS Orchestra para tentar fazer uma Ópera. Ela não evolui em mais nada a série, mas é legal ver o Chiaki sofrendo de novo, agora com uma agenda bem mais apertada e com maiores dificuldades. Sinceramente ainda quero mais uma série que tenha um fim conclusivo para os dois protagonistas. Até acho estranho que eu esteja querendo tanto que concluam o romance, logo eu que gosto dos fins com relacionamentos abertos do Adachi Mitsuru, mas nessa série não consegui sentir a mesma nostalgia de Adachi, preciso mesmo é ver os dois sendo feliz e casando. Essa vai ficar só na esperança mesmo.

Engraçado que este anime não teve nenhuma abertura ou encerramento que realmente gostei ou algo do tipo, mas esse já não é uma característica que iria pegar mesmo. Os OSTs do anime são realmente boas (praticamente só música erudita).

Resumindo Tudo: Nodame Cantabile é um ótimo anime que acabou ficando entre os meus preferidos. Indico para todos que gostam de josei, romance, comédia, música e boa direção.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Nodame Cantabile (toda a série) [review] by Eiti

  1. Eiti meu querido Eiti também tem um lado romântico!!!! Que surpresa!!! Nodame é um anime famoso que eu ainda não vi, mas do qual só escuto falar bem!!! Bom, quem sabe qualquer dia desses eu não dou uma olhada!!!

  2. Eiti tem um lado romântico!!! rsrsrsrsrs

    Como vc já deve ter percebido, pelo banner do meu blog, eu simplesmente AMO Nodame Cantabile e amei as aberturas e encerramentos, mas com certeza concordo com vc quanto ao final, eles merecem algo melhor!

    Uma das coisas que mais me agradou no anime foi mesmo a música clássica, além da genialidade da Nodame, que como um bom gênio não é bem compreendida e às vezes tive vontade bater no Chiaki para logo depois voltar a gostar dele! Enfim, fiquei feliz por vc ter assistido ao anime!!!

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s