Yojou han Shinwa Taikei [livro] [comparação] by Eiti

yojouhanshinwataikei

O pessoal que me conhece mais pessoalmente deve saber que eu sou um grande fan boy de Yojou han Shinwa Taikei (Tatami Galaxy). Inclusive acredito que este anime seja o melhor que eu já assisti. Mas Eiti, você vai comentar de novo? Não, dessa vez eu li o livro original e resolvi comentar sobre a diferença com o anime.

A estória é basicamente a mesma que o do livro, mas menor e dividido em apenas 4 capítulos que seriam os mundos vividos pelo protagonista. Cada capítulo do livro equivale a uns 2 ou 3 episódios do anime. Isso já mostra que o anime é mais completo, explora melhor algumas estórias e acrescenta mais situações. Por exemplo o arco sobre Honwaka, o clube de softball, no anime é bem mais completo e interessante. No livro este arco se limita a apenas uma conversa com a Hanuki sobre a relação do protagonista com o Ozu.

Entre tanto, tem poucos momentos onde o livro tem uma descrição melhor. O Higuchi é melhor explorado no primeiro capítulo do livro, ao menos a ideia de ele ser um Kami que faz ligação entre as pessoas é mais interessante, mas acho que o livro esquece de explorar este detalhe do personagem e acaba não se ligando com os outros universos. A narração do capítulo onde o protagonista fica preso aos quartos também é melhor descrito e o motivo de aparecer aquele monte de vespas voando é explicado.

O anime tem várias vantagens. Tem um visual legal (de um designer que eu gosto muito, o mesmo que faz a capa dos CD’s do Asian Kung-fu Generation), efeitos visuais que mescla vídeos reais e desenhos, um estilo de narração retirada diretamente do livro, acréscimo de estórias.

Há também diferenças em relação ao fim de cada arco. No anime, todo arco (em exceção o último arco) termina com o protagonista tendo um grande arrependimento. Ele cai da ponte e quase morre, por exemplo. Agora no livro ele sempre fica com a Akashi, sai relativamente feliz, mas acredita que sua vida seria melhor se escolhesse um outro clube.

Apesar de as estórias terminarem de forma diferente nas duas mídias. A conclusão que tiramos do fim do último arco é igual. O protagonista sempre acabará terminando na mesma situação, não importa se ele vai escolher um outro clube, o que deve mudar é o próprio protagonista para ficar satisfeito ou não da situação. Só que o anime conclui com mais força, mostrando que ele só vai adquirir algo caso ele compreenda que ele deve mudar. No livro a conclusão é praticamente que a situação dele nunca muda, mas ele deve ter a capacidade de aceitar que aquela situação na verdade é boa. Alguns podem dizer que a conclusão do livro é praticamente de que ele tem que se conformar com a situação. Não deixa de estar certo.

A última diferença que vou comentar é em relação a ligação entre os universo. No livro os universos estão ligado com uma ação que vai afetar uma outra. Mas em cada capítulo o protagonista vai observar apenas uma ação, que sozinho parece estranho, mas se observar mais a frente ou lembrar de uma ação de um outro capítulo vai fazer sentido. Isso significa que tudo está ligado, mas o que o narrador observa muda. No anime os acontecimentos acontecem sem que o protagonista esteja ajudando ou participando. A conclusão é de que o protagonista não é o grande centro do universo, a sua ação afeta apenas pequenos detalhes, mas as ações já estão determinadas por ação de outros (na maioria das vezes é o Ozu). A diferença está meio confusa? Sim, a diferença é muito pequeno e não é tão claro, você tem que observar a forma de narração e como é apresentado para compreender, mas como podem ver o objetivo é diferente. No livro é apenas uma brincadeira de quebra cabeça. No anime acredito que já tenha um moral.

Resumindo Tudo: Este post não foi uma real análise, foi apenas uma comparação entre as duas mídias. No fim concluo que o anime é melhor do que o livro original. Isso não significa que o livro seja ruim, mas ele realmente é uma versão mais limitada e pouco lapidada. Podemos observar muito bem que os produtores do anime pegaram o universo rico do livro, lapidaram um pouco mais e conseguiram um anime de qualidade superior. Recomendo a leitura do livro para aqueles que gostaram tanto do anime que gostaria de rever em uma mídia diferente, mas não é algo necessário, inclusive indicaria ver o anime no lugar do livro. Os poucos detalhes que o livro acrescenta não vale a pena a compra e a leitura.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Yojou han Shinwa Taikei [livro] [comparação] by Eiti

    • Acho difícil. Principalmente por que não é um livro com tanta procura entre os fãs por aí. Oficialmente foi lançado em japonês, coreano, chinês e chinês simplificado. Mas não acredito que tenha chances de ter traduções para inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s