Densha Otoko [dorama] [review] by Eiti

denshaOtokoRecentemente vimos o romance do anime SAO. Um tipo de romance moderno baseado na internet, conheceram pela internet e o romance vai indo nesta plataforma (ok, o anime não é de romance e tão pouco quis mostrar um romance do tipo). Mas vamos ver um dorama que realmente é um romance moderno usando a internet. Vamos ver Densha Otoko.

Densha otoko é um dorama de 2005 inspirado numa história real que aconteceu em 2004. em ambos um otaku (usando o sentido original) muito tímido e evitado salva uma mulher no trem onde estava sendo assediada por um homem bêbado. Depois de um tempo ele recebeu um conjunto de xícaras da marca Hermes e começa a fazer postagem num fórum pedindo ajuda para desenvolver um possível romance.

O caso real é cheio de mistérios. Ninguém sabe quem foi o Densha Otoko, se a história é real, nem sabem quem são os autores do livro que compilou as postagens originais! Mas a graça desta estória é ver um grupo de pessoas que tem vários problema pessoais (sim, ficar o dia inteiro num fórum não é a coisa mais saudável) tentando ajudar o homem a ter um romance. Dando várias dicas, mandando palavras de encorajamento e ASCII art. Esta estória se tornou um hit na internet e vendeu em várias mídias.

O dorama toma várias liberdades dentro da estória. Não li as postagens originais para dizer os pontos divergentes, mas tem muitos detalhes sobre o lado da ‘Hermes-san’ e certos “problemas do episódio” que não correram. Isso é algo ruim? Obviamente não. Tá certos que alguns problemas são impagáveis, mas é cômico e divertido. Em relação aos acréscimo a ‘Hermes-san’ acho aceitável, é importante desenvolver um pouco o lado dela, se não como vamos ter alguma proximidade com ela?

O protagonista é muito engraçado. O personagem super estereotipado e funciona bem. As suas reações é até natural, muitas postagens são iguais ao do fórum, inclusive o dos outros usuários que aqui cada um tem um vício por algo e é bem caracterizado, mesmo sendo por relances. Na verdade depois fica até cômico ver que realmente os posts no fórum são os mesmos que aparecem nos doramas.

Resumindo Tudo: O dorama é muito bom e retrata o que seria um romance bom baseado na internet (aqui estou considerando que um romance que nasce e cresce 100% na internet não é um bom romance, se vocês conhecem alguma obra baseada nisso, indiquem nos comentários pro favor!). Na verdade a ‘Hermes-san’ tem um problema de certo muito correta. Tenho uma certa dúvida se existiria realmente uma mulher tão justa e que aceite tanta coisa. Mas continua sendo um ótimo romance que mesmo que você comece contrariando o conceito, no fim você é levado pelo clima dos outros usuários e fica torcendo pelo bem do protagonista.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Densha Otoko [dorama] [review] by Eiti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s