Shin Sekai Yori e a Crítica à Falta de Venda

Shinsekai.Yori_.main_

Ah! Início do outono e fim de temporada de anime. Eu deveria começar a fazer as previews, mas não estou com vontade. Então vamos fazer uma análise indireta do efeito de Shin Sekai Yori!

O anime acabou de terminar, as pessoas viram como a estória é maravilhosa, rica em detalhe e muito bem fechado. Essas coisas vocês podem ler em outros blogs que pdoem fazer uma análise melhor do que eu. Só que alguns viram que a venda deste anime foi baixíssimo, alguns volumes chegou a estar em último lugar entre os da temporada! Então vieram várias pessoas criticando os japoneses falando que o censo crítica de lá é comprometida, já que o traço não é moe e a estória é complicada de mais para eles compreenderem.

O anime sofreu de vários problemas. O que podemos ver logo é a sua falta de qualidade na animação. Ele usa de efeitos realmente bonitos, nos primeiros episódios tem efeitos de sombra muito interessante e utilização de vários tons de apenas uma cor em certas cenas que fazem com que enriqueça a animação. Só que ele tem várias deformações e falta de detalhes visuais que mostra uma certa falta de investimento. Então temos ideias boas, mas animação barata. E como podemos imaginar, se a animação é barata, então a direção deve ser … e o pior que a direção nem foi tão problemática, o problema inicial foi a animação mesmo.

Depois vem o problema de adaptar mais de 1000 páginas de livro em apenas 24 episódios. 2 cours costuma ser suficiente, mas não o suficiente para 1000 páginas! A direção começou a mostrar alguns problemas ao tomar muito tempo em alguns detalhes aparentemente inúteis, mas que depois vão ter importância, mas não conseguem animar o espectador a continuar. Os detalhes são muito importantes em Shin Sekai Yori, mas muitos são cansativos e no fim acabamos esquecendo. Alguns outros detalhes importantes não tem tanto tempo e acaba ficando com cara de anime com universo todo jogado e sem explicação.

Os japoneses já tinham acesso ao livro há muito tempo. O livro foi lançado em 2008 e ganhou vários prêmios em quesito mistério, como “Nihon SF Daihyou” (prêmio de melhor ficção científica japonesa), Platinum Hon of the year 2008, Melhor mistério pela Playboy Japan (sim, playboy também é cultura hahaha) e outros prêmios. Isso também fez com que ele tivesse uma venda boa nos livros e chegou a ficar como o e-book mais vendido em vários sites de venda. Isso mostra que muitos compreenderam sim a qualidade da estória. O problema é que o anime dele foi fraco. Muitos já tinham lido o livro e tiveram um bom tempo para analisar. Os que não tinham lido ainda, ouviram de outros que já leram que o livro era melhor e foram comprar. Acreditar que só porque o DVD não foi bem que todos não entenderam, eles resolveram é comprar o livro que acreditavam ser mais completo. Pra que comprar o DVD de algo que você acredita ser pior do que o que já tem?

Aqui podemos observar a falta de um melhor estudo sobre a reação da população japonesa para poder analisar e criticar. A população japonesa perdeu censo crítico e não compreenderam a estória? Eles compraram o livro que exige um trabalho de análise melhor. Eles só não gostaram do anime, pois não tinha traço moe? Ah, aí já é apelação, capaz de ter sido, mas tinha meninas se pegando que os caras adoram, então não deve ter sido isso. A crítica feita por muitos é apenas uma prova de que falta um pouco mais de maduridade desses críticos que vão seguindo a moda atual de criticar a sociedade japonesa por qual quer coisinha. Jovens! O Japão não é apenas um amontoado de Otaku e pessoas de óculos nerds! (claro que também tem seus podres, mas vamos com calma).

Anúncios

5 pensamentos sobre “Shin Sekai Yori e a Crítica à Falta de Venda

  1. Muito bom o texto. Nem vou comentar muita coisa porque concordo em cada ponto dele. Agora essa informação de sua análise “Então vieram várias pessoas criticando os japoneses falando que o censo crítica de lá é comprometida, já que o traço não é moe e a estória é complicada de mais para eles compreenderem.”, é no mínimo um grande absurdo. Animes são feitos por japoneses, para japoneses assistirem, sendo parte da cultura deles. Então o mínimo que nós podemos fazer é respeitar o gosto e a opinião deles, e não ficar julgando.

    • Então eu li este tipo de afirmação navegando pela internet que é realmente um absurdo! Não acho totalmente errado julgar esse tipo de coisa, todos julgam a todo momento, mas que seja com um mínimo de estudo!

  2. Concordo com você, eu entendo completamente os motivos de não ter vendido bem o anime, ele possui uma história muito boa , mas com uma animação ruim, e que com certeza não consegue adaptar bem o original. Eu se tive-se acesso ao original também não continuaria vendo o anime. E foi isso que os Japoneses fizeram.

  3. Concordo. Se eu tivesse a oportunidade de comprar eu compraria sem pensar duas vezes, é um anime muito bom. É uma pena que não tenha vendido tanto. Uma pergunta: Você leu a LN?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s