Tamako Market #Chá com Blog – Versão Otaku

tamakoMarketOlá pessoal! Hoje o post é um pouco diferente, já que estou participando de uma tag da página Chá com blog – Versão Otaku ! Explicando rapidamente o que é esta tag. Todo mês na página será definido alguma coisa para que os participantes assistam e faça uma postagem sobre o mesmo assunto. Portanto vá para o fim depois de ler a minha postagem e leia o texto de outros participantes!

Bom, o anime do mês é Tamako Market que é o anime da Kyoto Animation transmitida na última temporada. Este anime é o primeiro original do estúdio e vou ser sincero que fiquei com um pé atrás. Concordo que a Kyoto Animation tem uma ótima direção e arte, mas não estou no momento mais inspirado para ver personagem Moe como o deste anime. Então vou ser sincero, o anime é bom, mas não chega a fazer com que eu fique menos rígido sobre o assunto.

Tamako Market fala sobre a Tamako, filha de um dono de Mochi que fica num distrito comercial (Shoutengai) e um dia desses encontra um pássaro que se diz trabalhar para um príncipe e procura por sua noiva. Só que como Tamako espirra nas costas dele (que significa que ela está apaixonada pelo pássaro) resolve ficar por ali mesmo (o motivo principal na verdade é que o mochi tava muito bom e ele ficou gordo). Ah sim, este pássaro fala e tem um projetor integrado …

A estória é bem básica e é quase um amontoado de clichés básicos para fazer um slice of life que tenha o local como um elemento importante na vida de um grupo e sinceramente este estilo me agrada já que é mais fácil de criar um clima de aconchego que tais locais propiciam.

Neste anime tem a clássica estrutura de 4 (ou 3) meninas conversando sobre coisas inúteis e mostrando suas características Moe. Mas o foco pelo menos não está aqui. Sim, tenho a impressão que a metade dos episódios é algo do gênero (sinceramente não tenho muita certeza, pois devo ter passado a maior parte deste tempo sem prestar tanta atenção), mas não chega a ser tão padronizado como outros animes da KyoAni, já que o 4º elemento varia e exploram algumas vezes o distrito, mas não deixa de ser um mal.

As pessoas do distrito comercial é bem variado (tá, cliché) e faz com que o anime seja um pouquinho mais dinâmico, só que muitos não tem uma evolução tão grande. Não digo que seja totalmente ruim, mas é verdade que eles poderiam ter explorado alguns deles nos episódios e limitado as inutilidades da Tamako & Cia. O cliché neste momento ajuda, já que isso faz com que você já conheça os personagens sem que tenha sido apresentado tão profundamente. O cliché não é totalmente ruim por este motivo.

Como um bom anime com personagens Moe, a protagonista é o centro de um pequeno romance, mas o bendito não evolui na estória. Começa e termina apenas com a paixão unilateral do amigo de infância. O mais engraçado que eles tratam levemente o romance do pai e até a irmã mais nova tem um desenvolvimento maior! Não é nada espetacular, mas é tudo muito bunitinho como deve ser.

Por fim temos um pequeno drama, mas é tão leve que não dá para contar como um. A dúvida não é explorada e a Tamako parece esquivar com tanta naturalidade do problema que não dá para sentir o drama. Quem realmente poderiam dar o pequeno drama são as pessoas do distrito, mas como ficam todos do mesmo lado o drama continua superficial (esta é uma característica do grupo, ninguém briga realmente e se tivessem explorado isso o drama seria completo, mas vou concordar que não tinham nenhuma vontade em explorar o assunto). O fim é bem normal, mas devo concordar que daquele jeito é melhor!

Resumindo Tudo: Este anime é bom se você gosta do estilo slice of life focado em personagens moe, mas se você não está tão interessado em assistir isso, é bem provável que não vá odiar já que a animação é boa, mas fique entediado em muitos momentos. O valor do anime como o primeiro trabalho original do estúdio é muito baixo, já que não inovam em nada e vão pelo caminho mais seguro. Então se você é fã do estilo da KyoAni assista sem medo!

Leia o post desses blogs também:

Ipirados

Um Pouco de Shoujo

Prochosk

Anúncios

10 pensamentos sobre “Tamako Market #Chá com Blog – Versão Otaku

  1. ahhh Eiti, fantástica a resenha, estou terminado o anime ainda, mas estou um pouco ansiosa pelo arco final! Eu estou gostando bastante, eu adoro um slice of life e Tamako market é aquele típico anime leve e divertido de ver!!!

    Obrigada por aceitar participar da Tag!!

    Bjs

    • A tag é boa para te forçar a assistir alguma coisa que estava com preguiça de assistir hahahaha
      Bom, tamako market é um ótimo anime, só não exigir muito mais do que eles comprometem fazer.

  2. Realmente, você tocou em um ponto importante: ninguém briga, praticamente não tem conflito. Nem precisaria ter conflitos interpessoais, só algum atrito entre os personagens e algum elemento externo (ou mesmo interno) a ele já resolveria, mas fazer o que, né? Se a vida nos dá moe, bora curtir o moe.

  3. Tenho a impressão de que quase não prestei atenção em nada ao assistir o anime.
    Mas em questão do romance concordo totalmente com você Eiti! Até a irmã e o pai tiveram um espaço maior do que o Mochizou, simplesmente odeio quando isso acontece! Ela podia pelo menos ficar sabendo desse amor unilateral que ele nutre por ela.

    • Se for anime não consigo lembrar de muitos além dos que saíram recentemente como Tonari no Kaibutsu-kun que não é o dos mais apaixonantes, mas é bem engraçado.
      Algo um pouco mais romantico tem o Inu X Boku que é bem engraçado, mas tem uma boa dose de romance, só que ele tem elementos de magia (no caso youkai).
      Também tem Ano Natsu de Matteru que é shounen, mas o romance dele é ótimo e pode ser até mais interessante do que outros, tem um pouco de elemento de sci-fi, mas é em segundo plano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s