Niji iro hotaru ~ Eien no Natsu [filme] [review] by Eiti

nijiirohotaru

Olá pessoal!

Acho que já comentei várias vezes sobre como eu não gosto da estética da animação atual baseada puramente em CGs. Não, não vou repetir tudo de novo, mas só para lembrar.

Então estava eu vendo alguns filmes e encontrei Niji iro Hotaru ~ Eien no Natsuyasumi, que para conseguir ser o mais agradável ao coração e visual, eles resolveram usar nada de CG e utilizar gravação real de orquestras para ser usado no filme. E o resultado é bom!

O filme conta a estória de um menino que acaba de perder o pai e então vai para a floresta caçar insetos e assim esquecer a tristeza. No caminho ele encontra um velho que pede um pouco de água e o menino acaba dando uma bebida esportiva a ele. Um tempo depois começa a chover e o menino acaba sendo jogado pela correnteza e aparentemente morre. O velho reaparece e diz que vai revivê-lo pela sua bondade, mas que precisa de tempo para fazer isso. O menino acorda e descobre que ele foi jogado para o ano de 1977 numa pequena vila do interior que vai ser inundado para a construção de uma hidrelétrica.

Esse traço sem CG me assustou no começo. Ele tem uma aparência que lembra a alguns desenhos antigos japoneses e tem alguns traços mais forte (e um tanto grosseiro). Devo concordar que ele incomoda principalmente quando fazem desenho de uma pessoa a distância. Ele fica com poucos detalhes e fica feio. Bom, devo dizer que isso não chega a ser tão feio quanto aquelas deformações que vemos em produções baratas e com uso de CGs. Ao mesmo tempo ele consegue ter muitos detalhes em paisagens e casas. Acredito que o que realmente atrapalha no desenho dos personagem é o estilo que resolveram adotar que não se adéqua ao atual, mas isso é um dos charmes deste filme.

Este estilo combina bem com a época que é descrita. Claro que em 1977 tinha muita tecnologia já, mas estamos no interior do Japão, praticamente isolado do mundo e desconhece a quantidade de tecnologia do renascimento do Japão em Tokyo. Podemos ver as casas antigas feita de madeira. O lugar onde eles acumulavam a água das nascentes e outros vários lugares que é difícil de encontrar atualmente.

Existem outros pontos de choque entre as gerações que é interessante comentar, mas o mais evidente é em relação aos vaga-lumes. Alguém aqui já viu os vaga-lumes? Este pequeno e lindo inseto é muito difícil de encontrar nas cidades, já que ele depende de uma água muito limpa para nascer. Esta cena em especial é realmente bonita e mostra como a animação sem CG consegue ter uma qualidade igual ou superior em alguns quesitos.

Este universo onde o menino vai parar é confuso. Não é uma viagem no tempo, mas também não seria o mesmo universo. Seria um mundo paralelo criada artificialmente para que crianças com algum problema consiga passar um tempo de férias, fora dos problemas atuais. Eles não vão explicar o que é o universo, mas podemos fazer várias suposições interessantes. O objetivo do filme é apenas de ser um slice of life muito agradável e pouco preocupado com esses problemas lógicos. Ele quer apenas criar as condições para trazer nostalgia de algo que nem é nosso, mas que conseguem fazer muito bem.

Resumindo Tudo: Aqui não consegui comentar todos os aspectos que o filme tem e nem acredito que seja de interesse de todos. Nem o filme deve ter tantos objetivos, mas fazem muito bem o objetivo deles que é trazer uma estória agradável e nostálgico, usando uma vila, uma época, um movimento que nem é nosso, mas usam a animação como um todo para criar essa nostalgia coletiva artificial que me agradou tanto. Se essa nossa realidade não está lá tão fácil, que tal viajar um pouco para esta pequena vila onde podemos encontrar os pequenos tesouros da vida?

Anúncios

5 pensamentos sobre “Niji iro hotaru ~ Eien no Natsu [filme] [review] by Eiti

  1. Adoro quando vc indica filmes Eiti! Eu sempre vejo vc falando de animações, mas eu não me incomodo com nenhuma não, mesmo se o traço é mais grosseiro, se a história é boa eu sempre acabo assistindo! rs

    • Acho que sou muito exigente neste quesito hehe
      Neste caso acho que tem muita gente falando que a animação é de má qualidade, mas acredito que é o contrário. Só que no começo ficamos incomodados por ser um estilo muito diferente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s