Regras não escritas do Karaoke!

karaoke

Olá pessoal! No Brasil os karaoke box não são tão comuns. Para quem não sabe karaoke box são locais onde tem salas separadas, cada um com uma máquina separada e com isolamento acústico para que você possa se divertir com seus amigos sem perturbar ou ser escutado por outras pessoas.

Como no Brasil não é muito comum, então poucos leitores aqui vão para um karaoke box, mas por este motivo poucas pessoas conhecem as regras não escritas do karaoke box. Como qual quer atividade em grupo, você é julgado pelas suas ações e o karaoke box é cruel por te trancar por algumas horas! Mas não fiquem com medo desta lista enorme que vou escrever. Essas regras são importantes serem todas respeitadas na primeira vez que você for com um grupo. Se você observar que o grupo não respeita uma certa regra, significa que você não precisa ficar preso a elas! Mas sempre é bom respeitar para dar boas impressões.

1- Nunca faça brincadeiras de alguém que está tentando cantar seriamente – O motivo é óbvio, mas se a pessoa está se esforçando, ninguém deveria brincar com isso. Deixe ela se divertir e tente apreciar a música dela. Infração grave.

2- Não colocar músicas que você irá cantar em sequência – Como o karaoke é em grupo, então você não deve transformar o local em um show seu, então sempre é bom colocar apenas uma música e depois passar a lista/máquina para frente. Se ninguém estiver colocando música e a lista estiver baixa, você pode colocar, mas com ressalvas. Agora se a lista estiver zerada e ninguém se mexer para colocar, então pode colocar também. Infração grave a inexistente.

3- Utilizar o celular enquanto outra pessoa está cantando – Claro que você pode usar o celular para procurar aquela música que você quer cantar, mas não lembra o nome ou ver a lista de música que você criou pra o karaoke, mas não fique o tempo inteiro lendo notícias ou conversando com alguém pelo celular! Isso serve para qual quer outra situação parecida como ida a um restaurante, mas sempre deve ser lembrado. Infração grave a mediana.

4- Colocar uma música qual quer e tentar forçar alguém cantar – Nem preciso comentar este tópico. A pessoa que é faz isso é só um chato. Infração grave.

5- Tocar uma outra música no celular enquanto uma pessoa canta – Tocar uma música no celular é útil no karaoke. Pode te ajudar a lembrar de uma certa música, confirmar com alguém se ele conhece a música também. Mas para todos esses casos existe o fone de ouvido. Tocar uma música pelo celular parece que está reprovando a música da pessoa que está cantando e ainda atrapalha a pessoa para pegar o ritmo. Também não use os dois lados do fone, você pode conferir a música com um lado só. Usar os dois lados parece que você está reprovando tanto a música que resolveu se isolar do resto. Infração grave.

6- Corrigir a pessoa que está cantando – Este está relacionado ao primeiro, mas criticar uma pessoa por estar cantando mal, fora do tempo, com tom diferente e o pior, pelo sotaque/pronúncia é a pior coisa que você pode fazer. É um ataque direto a pessoa que está cantando e todos que estão na sala vai se sentir atacado indiretamente. Já que se você criticou uma pessoa x, porque ela também não seria criticada? O ambiente da sala vai ficar tão chato que você nunca mais será chamado para um karaoke. Infração gravíssima a grave.

7- Cantar junto sem permissão – Várias pessoas tem uma música que ela sente confiança em cantar e nesses casos, cantar em dupla é algo cansativo, pois devemos acertar o tom e a velocidade com o da outra pessoa. Se você quiser cantar, faça comentários do tipo “esta música é legal né?”, “eu gosto desta!”. Faça elogios a música para mostrar que você também conhece. Caso a pessoa que vai cantar oferença o outro microfone, cante junto. Caso não ofereça, então cante junto, mas baixinho para não atrapalar. Infração média a inexistente.

8- Ligar o sistema de notas do karaoke sem perguntar – O sistema de notas faz com que o karaoke demore mais para ir para a próxima música e faz com que pessoas que não tem confiança fique com medo de cantar. Infração média a leve.

9- Cantar nenhuma música – Eu sei que muitos são tímidos e nunca imaginaram cantando, mas não cantar faz com que as pessoas que foram junto com você se sinta mal em fazer você pagar ou ter feito você perder tempo, já que não cantar é sinônimo de falta de diversão para quem vai em karaoke (mesmo que você não pense desse jeito). Tente escolher uma única música que você goste ou tenha mais confiança para cantar. Depois que você cantar uma, ninguém vai te incomodar. Infração média a inexistente.

10- Forçar uma pessoa a cantar – Esta é o outro lado da moeda. A pessoa que não quer cantar de repente goste apenas de acompanhar os amigos! Então ficar forçando não é uma boa. Mas entendo que não é algo confortável deixar alguém sem cantar. Então tente perguntar a cada 30 minutos a 1 hora e caso não consiga, tente oferecer bebidas, comidas ou uma conversa para entreter. Infração média a inexistente.

11- Não conversar em voz alta – Karaoke é um lugar de diversão, mas não devemos conversar em voz alta para não atrapalhar a pessoa que canta nem parecer que você está ignorando a pessoa. Para a pessoa que está cantando, dá a impressão que você está atrapalhando a conversa e isso deixa um sabor amargo. Então caso queira conversar, tente conversar apenas com pessoas próximas e baixo ou converse naquele tempo entre as músicas e nos solos sem vocal. Infração média a inexistente.

12 – Começar o karaoke com músicas lentas – As pessoas vão para o karaoke para se divertir! Então a primeira música deve ser alguma coisa bem animada para aquecer o pessoal. Tome cuidado com a primeira música, pois ela pode definir um caminho ou tema do karaoke sem você perceber (É difícil jogar um karaoke que estava indo de música de amizade para anisong randômico sem sentir um incômodo). Infração mediana a leviana.

13- Segurar a lista/máquina de músicas por longo tempo – Muitas pessoas não vão querer te atrapalhar enquanto você escolhe a música, mas tem vontade de colocar alguma. Então pegue quando tiver com uma música na cabeça, quando não tiver, vai pensando enquanto a lista roda. Infração média a leviana.

14- Cantar apenas músicas desconhecidas – Na primeira vez é difícil saber que músicas as pessoas gostam, mas evite músicas de álbum e animes desconhecidos. Claro que se for uma música que você gosta muito, pode colocar, mas é questão de não pecar pelo excesso. Infração leve a inexistente.

15- Colocar uma música muito longa – O karaoke é cobrado por tempo, então ficar muito tempo numa mesma música é um pecado. Evite colocar aquelas músicas que tem mais de 7 minutos e se for colocar, tente cortar a música em algum momento. Infração média a inexistente.

16- Não terminar uma música – Esta pode parecer contraditória com a dica da anterior, mas ficar cortando as músicas não é confortável. Parece que você colocou só para perder tempo. Quando for cortar, tente usar a justificativa “É que a música é longa” ou “Para poder cantar mais!”. Só de fazer estes comentários, as pessoas vão ficar felizes.

17- Dica: Tente terminar o karaoke com uma música que a maioria conhece e que queira cantar junto. Este último não é uma regra, mas se conseguir fechar com uma chave de ouro, você com certeza será chamado novamente! Todos gostam de sentir que conseguiram concluir alguma, mas não fique muito preocupado com este último. Acredito que menos de 10% dos karaokes que eu fui conseguiu terminar com chave de ouro (normalmente termina com um sabor de quero mais, mas impossibilitado por falta de horário do karaoke).

OBS para quem já foi para o karaoke comigo: Esta lista é apenas uma série de sugestões que as pessoas deveriam tentar seguir para não cometer gafes na frente de algum desconhecidos. Você nunca sabe como essa pessoa pode reagir! Mas não se preocupem, não sou do tipo de pessoas que fica irritado só por ter cometido algumas das infrações e eu sempre cometo uma ou outra infração sem querer! O importante é se divertir sem incomodar outras pessoas!

OBS2: Caso você esteja indo para um karaoke com companheiros do trabalho. Então você deve seguir todas estas regras! Uma infração grave e pode fazer com que a sua vida profissional na empresa fique abalado! Nunca se esqueça também que se a empresa é japonesa e os companheiros são japoneses, você deve respeitar a hierarquia e deve realizar a reserva da sala e os pedidos de comidas e bebidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s