MoshiDora [Livro] by Eiti

moshidoraMoshidora fala sobre a surpreendente ideia de uma Jyoshi Manager (algo como ajudante) do clube de baseball aplicar os conceitos de administração do Drucker no time para levá-lo até o campeonato nacional estudantil. Mas acredito que mais surpreendente que a premissa seja a ideia de explicar conceitos de administração para pessoas totalmente leigas que gostam de ler livros simples e de rápida leitura como Light Novel (não estou criticando o gênero, inclusive eu gosto de ler). Mas ela funciona?

O livro parece ser uma grande propaganda para que eu compre o livro do Drucker usado pela protagonista (inclusive vendida pela mesma editora). Essa sensação fica extremamente forte quando logo no começo fala que a protagonista ficou emocionada lendo o livro. Quem fica realmente emocionado com um livro técnico de administração? Não adianta fingir que o livro original vai trazer alguma emoção, ele só vai trabalhar o ponto que interessa do tema tratado.

Mas Moshidora consegue apresentar os assuntos tratados no livro do Drucker ao menos. Ele copia direto do livro original as partes que explicam alguns conceitos e faz uma explicação mais simples, além de utilizar casos que foram aplicados pela protagonista para exemplificar o fato apresentado e mostra seus efeitos “práticos”.

O problema do livro está em como trabalhar os personagens. No fim a protagonista não é muito interessante e é até irritante quando explicam o motivo que ela tem raiva do baseball. Além disso a maioria dos personagens são interessantes apenas como um caso a ser estudado, então não há uma boa aproximação entre o leitor e as personagens.

Resumindo Tudo: O livro é rápido e divertido de ler para passar um tempo, além de dar a sensação de que estamos aprendendo alguma coisa. Mas na prática ele é um livro fraco como uma ficção ou como um livro de introdução a administração. Indico apenas se você é um estudante de japonês que quer aprender alguns termos de administração, mas não quer ser esmagado pela dificuldade de aprender os conceitos somados com a diferença de língua. Ao menos terá que estudar apenas algumas partes específicas e o resto serve para relaxar.

(“Disponível oficialmente apenas em japonês”)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s